0%

5 gêneros musicais incríveis influenciados pelo Shoegaze

Posted By: luciomor On:



5 gêneros musicais incríveis influenciados pelo Shoegaze
Fotos: Alcest e Metric / Divulgação

O Shoegaze teve grande impacto no Reino Unido dos anos 1980 com suas paisagens sonoras, muita crítica social e uma sonoridade entre o Rock Alternativo e o Psicodélico – características de bandas como Slowdive, My Bloody Valentine, Sonic Youth e Cocteau Twins.

O estilo arrefeceu na década seguinte, mas a partir dos anos 2000 tivemos um resgate dessa identidade nos Estados Unidos, e aqui no Brasil a cena também é muito forte, com Terno Rei, Lupe de Lupe, terraplana e Quasar entre os representantes.

Mesmo quando viveu uma baixa nos anos 1990, o Shoegaze influenciou diretamente o surgimento de outros gêneros musicais, enquanto fortaleceu várias vertentes que vinham crescendo desde décadas passadas.

Confira abaixo uma explicação sobre estilos que você já deve ter escutado e só não conhecia o nome, como o Trip Hop, o Lo-fi e o Blackgaze: todos “filhos” do Shoegaze!

LEIA TAMBÉM: 10 discos essenciais do Shoegaze segundo Simon Scott, baterista do Slowdive

5 gêneros musicais derivados do Shoegaze

Blackgaze

Encontro do Shoegaze com o Black Metal, o Blackgaze foi inspirado por bandas europeias que faziam um Metal mais contemplativo como Summoning e Ulver.

O pioneiro desse subgênero é o cantor e compositor francês Neige, dono de projetos que ficaram muito populares a partir de 2005 como Amesoeurs e Alcest, que influenciou a popularidade dos americanos do Deafheaven a partir de 2010.

Principais representantes: Deafheaven, Lantlôs, Heretoir, Amesoeurs, MØL

Post-Rock

Normalmente instrumental e experimentando timbres e estruturas mais complexas, o Post-Rock também surgiu nos anos 1980 e bebeu muito da fonte do Shoegaze.

Muitas das bandas desse movimento, inclusive, nasceram do primeiro hiato do Slowdive em 1995, quando Neil Halstead, Rachel Goswell e Ian McCutcheon formaram o Mojave 3, e Christian Savill fundou o Monster Movie.

Principais representantes: Mogwai, Tortoise, Sigur Rós, Mojave 3

Trip Hop

A cena que resgatou o Shoegaze nos anos 2000 mudou a imagem do estilo – se antes as músicas eram sombrias e introspectivas, agora a ideia passava muito mais por algo envolvente e sedutor.

Músicos que vinham do Rap, Break e outros estilos mais eletrônicos tiveram um papel fundamental nisso, usando elementos de Jazz, Soul e Dub – características do Shoegaze – para dar origem ao que ficou conhecido como Trip Hop.

Principais representantes: Massive Attack, Portishead, Earthling, Morcheeba, Sneaker Pimps

Lo-fi

O próprio Slowdive, além de outros como Seefeel e Swervedriver, já usavam batidas eletrônicas e elementos de música ambiente. No entanto, no início dos anos 2000, Adam Franklin, do Swervedriver, fez sucesso com álbuns de Lo-fi sob o codinome Toshack Highway.

O gênero em si tem origem nos anos 1980 com o avanço dos sintetizadores e instrumentos eletrônicos, e décadas depois o Lo-fi foi misturado ao Rock por bandas americanas e canadenses como Metric e The Joy Formidable.

Principais representantes: The Replacements, The Joy Formidable, Metric, DOPE LEMON, Toshack Highway

Post-Metal

Similar ao Blackgaze, o Post-Metal nasceu nos anos 1990 da vontade de transformar o peso do Heavy Metal em algo experimental, com toques de Progressivo, Noise e até música clássica.

O estilo se popularizou nos Estados Unidos graças a bandas como Neurosis e Godflesh, e logo ganhou representantes no Japão como a Boris, no Reino Unido do grupo Jesu e na Suécia, representada pelo Cult of Luna.

Principais representantes: Pelican, Jesu, Wolves in the Throne Room, Neurosis, Godflesh

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!







Source link


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Play Cover Track Title
Track Authors