0%

Descubra qual é a melhor prova de proficiência em inglês

Posted By: luciomor On:



Saiba tudo a prova de proficiência em inglês, como fazer, valores e o que é preciso para se submeter aos testes.

Para quem estuda um outro idioma, é normal querer saber em qual nível você está, não é mesmo? Por isso, fazer uma prova de proficiência em inglês pode ser um ótimo passo para a sua trajetória de estudante, além de te ajudar na sua carreira profissional, incrementando o seu currículo.

Vamos te mostrar as principais provas de proficiência em inglês para você ficar por dentro e escolher qual é a melhor opção para você! Let’s go!

Prova de proficiência em inglês

Se você deseja ou precisa fazer uma prova de proficiência em inglês, a boa notícia é que existem muitas opções disponíveis!

Conhecer cada uma é importante para você saber qual é a mais adequada para os seus objetivos. Ou seja, se você precisa comprovar o seu nível de proficiência para um emprego ou uma universidade, por exemplo, existem testes específicos para cada situação.

E não pense que estamos falando apenas de estudos ou empregos internacionais. Hoje em dia, é muito comum que empresas nacionais exijam uma comprovação de que você domina um outro idioma.

Além disso, a maioria dos cursos de mestrado e doutorado também demandam que o aluno comprove que tenha ao menos o domínio do inglês instrumental.

TOEFL

O TOEFL é uma das provas de proficiência em inglês mais conhecidas do mundo. Seu nome é uma abreviação de Test of English as a Foreign Language, ou seja, Teste de Inglês como Língua Estrangeira.

O TOEFL é aceito em mais de 100 mil instituições ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Geralmente testa as quatro habilidades do inglês, mas existem versões do teste que são mais direcionadas.

Veja algumas versões existentes do TOEFL:

  • iBT: é a versão mais popular. Conta com 4 seções (Reading, Writing, Listening e Speaking) que valem 30 pontos cada. Assim, a nota máxima dessa prova é 120 pontos. Suas questões giram em torno de situações acadêmicas e sociais, preparando o estudante para o que ele encontraria numa universidade estrangeira. Seu custo gira em torno de 240 dólares, e o teste também pode ser feito remotamente.
  • ITP: uma versão mais simples, que conta com apenas 3 seções (Listening Comprehension, Structure and Written Expression e Reading Comprehension). As questões são todas de múltipla escolha e a nota máxima é de 500 pontos para a versão intermediária do teste e 677 para a versão avançada. As universidades federais brasileiras aplicam esse teste sem custo para seus alunos. Para quem for pagar, o teste sai a partir de 130 dólares.
  • Primary e Junior: essas duas versões são destinadas para crianças a partir de 8 e 11 anos, respectivamente. É uma forma de já acostumar estudantes menores e testar a sua proficiência em inglês. É uma prova mais lúdica, ilustrada e colorida. Além disso, muitas das questões possuem exemplos para guiar as crianças na execução do teste.

A validade do certificado é de 2 anos. Ou seja, após esse período, você deve refazer a prova de proficiência em inglês, pois ela não será mais válida e nem aceita nas instituições.

O TOEFL iBT pode ser agendado pelo site da ETS, empresa administradora da prova. As outras versões são geralmente intermediadas por escolas de idiomas ou universidades.

IELTS

O IELTS também é um teste famoso e reconhecido mundialmente. Seu nome é uma sigla para International English Language Testing System, ou Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa.

Por ser mais aceito em instituições da Inglaterra e de toda a Europa, o teste tem a fama de privilegiar o sotaque britânico. Porém, a British Council, administradora da prova, já desmentiu esse boato e afirma que essa prova de proficiência em inglês evidencia o uso global do idioma.

A escala de notas do IELTS vai de 0 a 9, e acompanha o Quadro Comum Europeu de Referência (CEFR). Além disso, também testa as 4 habilidades do inglês, dando um resultado completo ao estudante. Também existem versões diferentes dele, assim como com o TOEFL. Se liga nas principais versões do IELTS:

  • IELTS Academic: é a versão mais popular do teste, voltada especificamente para quem deseja ingressar numa universidade de língua inglesa ou fazer cursos do idioma no exterior. O preço dessa prova de proficiência em inglês gira em torno de 235 dólares.
  • IELTS General Training: voltado para pessoas que desejam morar em outro país, mas sem a demanda de estudo acadêmico. Portanto, o teste é voltado para situações de interação social e de trabalho. Seu preço também está na casa dos 235 dólares.
  • IELTS for UKVI: esse teste é direcionado para pessoas que desejam tirar o visto britânico. O Departamento de Vistos e Imigração do Reino Unido reconhece o IELTS for UKVI como um teste seguro, até mesmo porque toda a prova é gravada por câmeras de segurança para evitar fraudes. O conteúdo do teste é o mesmo das outras versões, e você pode escolher pela Academic ou General Training. A diferença é a questão de segurança e o preço, que sobe para cerca de 245 dólares.

O agendamento da prova é feito pelo site da British Council.

Duolingo English Test

Uma novidade que tem ganhado espaço é o Duolingo English Test. Depois de fazer muito sucesso sendo um dos aplicativos mais famosos para aprender inglês, o Duolingo agora também oferece uma prova de proficiência no idioma.

Pensado para ser uma opção mais acessível e prática, o teste custa 59 dólares. Além disso, é feito online, sem necessidade da presença em centros aplicadores. E tem mais: Você não precisa nem mesmo agendar um horário, podendo dar início ao teste na hora que quiser!

A pontuação do Duolingo English Test varia de 10 a 160 pontos, e a prova é dividida em 4 partes:

  • Literacy: testa a habilidade de ler e escrever.
  • Production: testa a habilidade de falar e escrever.
  • Comprehension: testa a habilidade de ler e escutar.
  • Conversation: testa a habilidade de falar e escutar.

Apesar de ter sido lançado em março de 2020, o Duolingo English Test tem sido cada vez mais aceito por diversas instituições ao redor do mundo, sendo uma boa alternativa para quem não quer (ou não pode) gastar tanto.

Para adquirir o Duolingo English Test, basta acessar o site da empresa e fazer a compra.

Comece com o teste de nivelamento do Letras Academy

Descobrir como começar a se preparar para seu exame de proficiência é um baita desafio, e um teste de nivelamento online pode ser um recurso valioso.

Ele vai te ajudar a entender o momento da sua jornada de aprendizado, tomar uma decisão informada sobre o melhor exame de proficiência para o seu contexto e identificar lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas para que você finalmente obtenha seu certificado.

Também baseado nos parâmetros do Quadro Comum Europeu, o teste de nivelamento do Letras Academy avalia seu domínio da gramática e do vocabulário do inglês através de questões dinâmicas relacionadas ao universo da música. Essa ferramenta gratuita vai permitir que você comece seus estudos rigorosos com o pé direito!

Se prepare para uma entrevista em inglês com o Letras Academy

Agora que você já sabe tudo sobre provas de proficiência em inglês, continue pensando no seu futuro pessoal e profissional. Confira nosso post sobre entrevistas de emprego em inglês e saiba como se sair bem na sua!

banner azul e vermelho com a imagem de uma mulher branca de cabelo liso e óculos estendendo a mão para um cumprimento, com a chamada para o texto sobre entrevista de emprego em inglês



Source link


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Play Cover Track Title
Track Authors